Mano Brown

De HipHopPedia
Ir para navegação Ir para pesquisar

Pedro Paulo Soares Pereira (São Paulo, 22 de abril de 1970), mais conhecido como Mano Brown, é um rapper e compositor brasileiro. Ele é um dos integrantes dos Racionais MC's, grupo de rap formado na capital São Paulo em 1988 e integrado por Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões).

A revista Rolling Stone promoveu em outubro de 2008 a lista dos 100 maiores artistas da música brasileira,[1] na qual ele ficou no 28.° lugar.[2]

Biografia

Pedro Paulo Soares Pereira nasceu na cidade de São Paulo em 22 de abril de 1970. Mano Brown é filho de dona Ana, falecida em 16/12/2016, cresceu na periferia da cidade no bairro do Capão Redondo (Parque Santo Antonio), extremo sul de São Paulo. Mano Brown nunca conheceu seu pai, porém uma publicação revelou que seu pai possuía origens Italianas. Quanto a dona Ana, Brown a homenageia em letras suas. Numa delas, em Negro Drama, diz: "Aí, dona Ana, sem palavras, a senhora é uma rainha!".

De acordo com o site Vidaloka.net, Mano Brown iniciou carreira solo em 2016, lançando seu primeiro CD no mês de dezembro do mesmo ano, denominado Boogie Naipe (mesmo nome da gravadora cujo rapper e sua esposa são proprietários). Seu parceiro Lino Krizz faz participação em quase todas as músicas. Sua levada vai do soul ao funk das antigas e suas referências são Marvin Gaye entre outros artistas que tocavam nos bailes blacks dos anos 70 e 80.

Mano Brown é autor de canções como "Vida Loka I", "Vida Loka II", "Negro Drama" (com Edi Rock), "A Vida é Desafio", "Jesus Chorou", "Da Ponte pra Cá", "Capítulo 4, Versículo 3", "Tô Ouvindo Alguém Me Chamar", "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz", "Homem na Estrada", "Fim de Semana no Parque" (com Edi Rock), "Mano Na Porta do Bar", "Negro Limitado" (com Edi Rock), "Pânico na Zona Sul" e "Eu Sou 157".[3]

Em 2015, Mano Brown aceitou a parceria com o cantor Naldo Benny. O videoclipe foi gravado no Capão Redondo e no Complexo da Maré (onde Naldo Benny cresceu), entre outras locações nas duas cidades (Rio de Janeiro e São Paulo).

Em 2016, a revista Rolling Stone Brasil elegeu Boogie Naipe como o 4º melhor disco brasileiro de 2016.Em 2017, a obra foi indicada ao Grammy Latino de 2017 de Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Controvérsias

Mano Brown se notabilizou por sua aversão à mídia de massa. Raramente concede entrevistas a jornais, revistas ou programas televisivos. Também são raras as vezes que os Racionais MC'S fizeram alguma apresentação na Tv, exceto quando transmitidos em shows ao vivo. Suas letras tratam da realidade que ele viveu e presenciou nas favelas e periferias.

Prisões

Mano Brown chegou a ser preso em 27 de julho de 2004 por desacato à autoridade ao tentar agredir policiais militares, após estes perseguirem o compositor até sua casa por terem descoberto um cigarro de maconha.


Em 2007, ele se envolveu em uma briga em um jogo do clube do time pelo qual torce, o Santos Futebol Clube, onde também é associado a Torcida Jovem do Santos. Foi detido e posteriormente solto por falta de provas.

Em 6 de abril de 2015 Mano Brown foi detido por desacato, desobediência e resistência à prisão, após ser parado em uma Blitz da Polícia Militar no bairro de Vila Andrade, zona sul de São Paulo. Segundo a PM, a habilitação e o IPVA do veículo que dirigia estavam vencidos desde 2012. O então secretário de direitos humanos da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, saiu em defesa de Mano Brown, alegando abuso de autoridade por parte dos policiais que abordaram o rapper.

Discografia

Álbuns com Racionais MC's[4]

Coletâneas

Álbuns ao vivo

DVDs

Álbuns solo

Prêmios e indicações

Grammy Latino

!Categoria !Indicação !Resultado |- |2017 |Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa |Boogie Naipe |Predefinição:Indicado |}

Referências

Predefinição:Wikiquote Predefinição:Commonscat Predefinição:Racionais MC's Predefinição:Rap no Brasil Predefinição:Ordem do Mérito Cultural

Predefinição:Portal3 Predefinição:Controle de autoridade

Consultado: 20/01/2021 Referência:https://pt.wikipedia.org/wiki/Mano_Brown

  1. {{#invoke:Citar web|web}}
  2. {{#invoke:Citar web|web}}
  3. {{#invoke:Citar web|web}}
  4. {{#invoke:Citar web|web}}