Mudanças entre as edições de "Dexter"
(Criou página com ' '''Marcos Fernandes de Omena''' (São Paulo (cidade), 17 de agosto de 1973), mais conhecido como '''Dexter''', é um cantor e compositor brasileiro. Anunciou recentement...') |
|||
Linha 15: | Linha 15: | ||
Em 2012, cerca de um ano após a conquista da liberdade, Dexter foi o protagonista da volta do rap aos palcos principais da Virada Cultural Paulista em São Paulo, quando se apresentou na Praça da República (São Paulo) lotada ao lado da Banda Oitavo Anjo, sua ''big band'', sendo ovacionado pela plateia. O sucesso do evento o motivou a repetir a dose como no encerramento do Encontro_Paulista_de_Hip_Hop (realizado no Memorial da América Latina), com os convidados [[Edi Rock]] ([[Racionais MC's]]), [[Thaíde]] e [[MC Marechal]] no SESC Pompeia e no encerramento da Semana Paulista de Hip Hop, no Vale do Anhangabaú. | Em 2012, cerca de um ano após a conquista da liberdade, Dexter foi o protagonista da volta do rap aos palcos principais da Virada Cultural Paulista em São Paulo, quando se apresentou na Praça da República (São Paulo) lotada ao lado da Banda Oitavo Anjo, sua ''big band'', sendo ovacionado pela plateia. O sucesso do evento o motivou a repetir a dose como no encerramento do Encontro_Paulista_de_Hip_Hop (realizado no Memorial da América Latina), com os convidados [[Edi Rock]] ([[Racionais MC's]]), [[Thaíde]] e [[MC Marechal]] no SESC Pompeia e no encerramento da Semana Paulista de Hip Hop, no Vale do Anhangabaú. | ||
− | Um ano depois do show da Virada Cultural, em abril de 2013, Dexter gravou seu segundo DVD ”Dexter & Convidados – A Liberdade não Tem Preço”, em comemoração aos seus 2 anos de liberdade. Ao lado da Banda Oitavo Anjo, o rapper Dexter recebeu no palco nomes consagrados da música brasileira como Péricles (cantor), [[Mano Brown]], [[DJ KL Jay|DJ Kl Jay]], [[Edi Rock]], Pinha, [[DJ Cia]], Ao Cubo,Guilherme Arantes, Paula Lima, [[DJ Hum]], Katinguelê, Rodrigo Teaser, [[Thaíde]], [[Terra Preta]] e, para a surpresa do público, o músico Seu Jorge. O show teve como mestre de cerimônia o rapper Max B.O., apresentador do programa | + | Um ano depois do show da Virada Cultural, em abril de 2013, Dexter gravou seu segundo DVD ”Dexter & Convidados – A Liberdade não Tem Preço”, em comemoração aos seus 2 anos de liberdade. Ao lado da Banda Oitavo Anjo, o rapper Dexter recebeu no palco nomes consagrados da música brasileira como Péricles (cantor), [[Mano Brown]], [[DJ KL Jay|DJ Kl Jay]], [[Edi Rock]], Pinha, [[DJ Cia]], Ao Cubo,Guilherme Arantes, Paula Lima, [[DJ Hum]], Katinguelê, Rodrigo Teaser, [[Thaíde]], [[Terra Preta]] e, para a surpresa do público, o músico Seu Jorge. O show teve como mestre de cerimônia o rapper Max B.O., apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e o DVD tem lançamento previsto para o próximo semestre. Enfim, em 31 de agosto de 2014, Dexter reuniu a Rappa do rap novamente, só que desta vez no Carioca Club, local de lançamento de seu DVD, lançando nas lojas seu segundo disco solo, entitulado "Flor de Lótus", lançado no dia 23 de julho de 2016. |
== Discografia == | == Discografia == |
Edição atual tal como às 19h51min de 4 de fevereiro de 2021
Marcos Fernandes de Omena (São Paulo (cidade), 17 de agosto de 1973), mais conhecido como Dexter, é um cantor e compositor brasileiro. Anunciou recentemente a volta de seu grupo que fez sucesso nos anos 90, o 509-E. Adotou o vulgo Dexter em meados dos anos 90, lendo a autobiografia de Martin Luther King Jr, quando descobriu que um de seus filhos se chamava Dexter, que significam vários adjetivos como: direito, correto liberdade etc.
Biografia
História
Depois de 13 anos no sistema prisional, Marcos Fernandes de Omena, conhecido artisticamente como Dexter, ganhou a liberdade em 2011 e tem viajado ao redor do Brasil fazendo shows e palestras. Desde então, já se apresentou ao lado de nomes como Seu Jorge, Mano Brown, Racionais MC's, entre outros, consagrando-se como um dos maiores representantes do Rap nacional. Brown costuma apresentá-lo como o quinto elemento dos Racionais.
Desde 1990 no cenário do Hip Hop nacional, Dexter Oitavo Anjo compôs suas primeiras letras influenciado por nomes como Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC's. Foi na penitenciária do Casa_de_Detenção_de_São_Paulo|Carandiru, em 1999, que fundou o grupo 509-E ao lado de Afro-X e ganhou destaque com os discos “Provérbios_13|Provérbios 13″ e “MMII_DC_(2002_Depois_de_Cristo)”, último álbum gravado pelo grupo. Na produção, grandes nomes do Rap nacional, como Mano Brown, DJ Hum, DJ Luciano, MV Bill, Zé Gonzales e Edi Rock.
Sua carreira solo, iniciada em 2005, parte do brilhante CD “Exilado_Sim,_Preso_Não”, que foi premiado no Hutúz como melhor álbum daquele ano e agraciado com mais quatro prêmios pelo Hip Hop Top. Em 2009, Dexter passa para o regime semi-aberto e grava o CD e DVD “Dexter_&_Convidados” ao vivo, que reuniu a nata do Rap em um único palco.
Em 2009, Dexter gravou o seu primeiro DVD "Dexter & Convidados" ao vivo em um show realizado na quadra da escola de samba GRCES Unidos do Peruche, em São Paulo (estado). O evento reuniu irmãos de rima como GOG, Edi Rock e Thaíde, em uma apresentação de duas horas para um público de quatro mil pessoas. O show ainda contou com a participação especial de Paula Lima (em "Bem-vindo à Madrugada"), Fernandinho Beat Box (responsável pela base de "Uh Barato é Loko") e Mano Brown (em "Eu Sô Função"). Lançado em dezembro de 2011, o DVD traz também um documentário gravado no ano anterior, em Campinas, interior de São Paulo, quando Dexter fez sua segunda apresentação fora da prisão.
Em 2012, cerca de um ano após a conquista da liberdade, Dexter foi o protagonista da volta do rap aos palcos principais da Virada Cultural Paulista em São Paulo, quando se apresentou na Praça da República (São Paulo) lotada ao lado da Banda Oitavo Anjo, sua big band, sendo ovacionado pela plateia. O sucesso do evento o motivou a repetir a dose como no encerramento do Encontro_Paulista_de_Hip_Hop (realizado no Memorial da América Latina), com os convidados Edi Rock (Racionais MC's), Thaíde e MC Marechal no SESC Pompeia e no encerramento da Semana Paulista de Hip Hop, no Vale do Anhangabaú.
Um ano depois do show da Virada Cultural, em abril de 2013, Dexter gravou seu segundo DVD ”Dexter & Convidados – A Liberdade não Tem Preço”, em comemoração aos seus 2 anos de liberdade. Ao lado da Banda Oitavo Anjo, o rapper Dexter recebeu no palco nomes consagrados da música brasileira como Péricles (cantor), Mano Brown, DJ Kl Jay, Edi Rock, Pinha, DJ Cia, Ao Cubo,Guilherme Arantes, Paula Lima, DJ Hum, Katinguelê, Rodrigo Teaser, Thaíde, Terra Preta e, para a surpresa do público, o músico Seu Jorge. O show teve como mestre de cerimônia o rapper Max B.O., apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e o DVD tem lançamento previsto para o próximo semestre. Enfim, em 31 de agosto de 2014, Dexter reuniu a Rappa do rap novamente, só que desta vez no Carioca Club, local de lançamento de seu DVD, lançando nas lojas seu segundo disco solo, entitulado "Flor de Lótus", lançado no dia 23 de julho de 2016.
Discografia
- Álbuns de estúdio
- 2000' - Provérbios 13 (509-E)'
- 2002' - MMII DC (2002 Depois de Cristo) (509-E)'
Álbuns Solo
- '2005' - Exilado Sim, Preso Não
- '2016' - Flor de Lótus
- Álbuns ao vivo
- DVDs
|-
Ligações externas
Dexter no programa Provocações - TV Cultura - 10/09/2013
Dexter no programa O Bagulho é Doido - Canal Brasil - 30/08/2013
Dexter, um rapper forjado numa prisão do Brasil - jornal Público (Portugal) - 28/05/2013
Dexter no programa Altas Horas - TV Globo - 27/04/2013
O Resgate do soldado Dexter - jornal O Estado de S. Paulo - 21/11/2012
Dexter, atração da Virada Cultural, fala sobre rap e prisão - jornal Folha de S. Paulo - 02/05/2012
Predefinição:Rap no Brasil Predefinição:Portal3
Consultado 04/02/2021 Referência:https://pt.wikipedia.org/wiki/Dexter_(cantor)